Rugby é muito mais que um esporte, ultrapassa as barreiras das linhas e vai muito mais além…
O jogo, a partida, é apenas uma pequena parte do que o rugby representa para a maioria dos rugbiers. Este relato do campeonato passado procura mostrar toda essa atmosfera nos bastidores e fora de campo. Por todo lugar que passamos sempre somos bem acolhidos e multiplicamos amizades. Os rugbiers costumam ser criaturas super hospitaleiras e receptíveis entre si. Existe um senso de comunidade muito forte mesmo sem conhecer muito bem o outro, apenas pela simplicidade de compartilhar o mesmo gosto e amor por este esporte.
O campeonato de 2017 começou para mim no velho Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves, o primeiro estádio destinado exclusivamente ao rugby no país. Nada mal! A nova estrutura da academia proporcionou uma experiência mais confortável e deu uma cara mais moderna ao local. É muito bom ver as coisas acontecendo e melhorando aos poucos quando trabalho é feito.
Na minha cidade, Caxias do Sul, o clube local estava utilizando espaço público para mandar seus jogos. Muito bacana levar a prática para mais perto da população, muito bacana poder utilizar o espaço público para algo que gosto de fazer. Aquela velha história do retorno que temos dos nossos impostos talvez tenha sido amenizada nesse ano.
Creio que o ápice do ano tenha sido o Rugby Day, em Santa Maria. O pessoal de lá sempre é cordial e divertido, mas neste dia eles foram excepcionais ao promover este evento. Centenas de pessoas passaram pelo campo da Universidade Federal para checar e curtir o dia de rugby. A torcida mais uma vez fez sua parte e torceu como nunca. DJ, banda, food trucks e cervejas artesanais proporcionavam um divertimento excelente. E ao fim das partidas ver toda aquela gente tomando o gramado para curtir o fim da tarde foi algo extremamente encantador!
Gratificante também é ter estado presente em bons jogos e principalmente auxiliado na grande final. Trabalho recompensado. Este ano, 2018, tive a oportunidade de apitar a final, o que acrescentou um bocado quanto a experiência e serviu de grande aprendizado pro futuro. Mais uma vez na Montanha onde tive minha primeira partida oficial e agora também talvez a principal partida da minha carreira de árbitro até então.
Por fim, muito obrigado a todos os rugbiers do Estado que promovem este ambiente sensacional! E aquele agradecimento especial a melhor companhia possível, Dani!